quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dica da Semana : Quatro atitudes que fazem a diferença

            Na semana anterior a dica foi direcionada por atitudes que nos ajudem em relação à perda de peso. Esta semana vamos focar atitudes que fazem a diferença para atingirmos os nossos objetivos propostos. Recebi esse artigo e achei muito interessante e decidi compartilhar com meus queridos amigos e pacientes. Espero que essas dicas possam ajudar a todos. Bjs e ótimo final de semana.    

Qualquer que seja seu objetivo, essas táticas podem ser úteis para conquistá-lo.
1. Mantenha expectativas realistas
- Visualize você mesmo atingindo seu objetivo. Em seguida, pense nos obstáculos específicos que irá enfrentar e imagine formas de supera-los. Novamente volte a se ver atingindo o sucesso.
- Evite situações que desencadeiem hábitos que você deseja superar. Por exemplo: se quer deixar de fumar e sempre tem vontade de acender um cigarro após tomar um café, troque a bebida por água, chá ou suco.
- Não seja intransigente. Perdoe-se se você escorregar. Refaça seu compromisso e siga em frente.
2. Descubra o que motiva você
- Pense em como essas mudanças podem ajuda-lo a se tornar a pessoa que você pretende ser. Mais saudável e com mais possibilidades.
- Tente encontrar maneiras divertidas para seguir em direção ao seu objetivo. Por exemplo: se dê pequenos presentes (que não sabotem seu propósito a cada etapa vencida).
- Imagine maneiras de alcançar seus objetivos que possam fortalecer seu relacionamento com outras pessoas.
- Encontre formas de medir seu progresso e acompanhar suas realizações. Uma possibilidade é manter um registro diário de poucas linhas, a respeito de como se sente. Algumas pessoas criam blogs para partilhar a experiência.
3. Dê um passo de cada vez
- Seja flexível até encontrar a melhor forma de incorporar novos hábitos. Ajuste pequenos prazos e objetivos que favoreçam uma mudança maior e crie planos alternativos.

4. Formule planos de ação
- Prepare-se para situações específicas. No caso de alguém que não deseja comer mais carne, uma saída é pensar com antecedência o restaurante ao qual pretende ir para garantir opções vegetarianas no cardápio. Em caso de uma viagem para uma cidade desconhecida, é útil planejar antes de sair de casa. Se a ideia é parar de fumar, pense com antecedência no que responderá quando alguém lhe oferecer um cigarro. Assim, um simples “não, obrigado” pode ser dito mais natural e espontaneamente – e despertar menos ansiedade.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dica importante : Como a Ciência ajuda você a realizar seus planos

Todo inicio de ano planejamos uma série de coisas que deveremos fazer e outras que pretendemos deixar de lado. De acordo com reportagem da revista Scientific American, em média uma em cada quatro pessoas desiste de seu plano para o ano seguinte já na primeira semana de janeiro e outras nos três meses seguidos.  Independente de seu objetivo, é muito importante entender que a realização de planos requer esforço.
Muito interessante a abordagem da revista em relação à perda de peso. De acordo com o artigo, dizer ”não como” em vez “não posso”, ajuda a manter a dieta. 

Esse estudo foi realizado na Universidade de Houston, Estados Unidos. Concluiu-se que a expressão não pode evoca idéia de privação, como se a pessoa estivesse contrariando o próprio desejo, o que pode despertar o desejo de não passar por esse sofrimento. Já o não faço ou não como traz em si a idéia de uma escolha, de um não querer, o que nos faz sentir donos da própria força de vontade e aptos a persistir nos projeto a longo prazo”.  
Proposta Nutri: Tentar em 2014 essa nova abordagem que parece muito interessante e diferente de tantas outras, pois nos foi relatada por grande estudo, mostrando os benefícios da proposta apresentada
Aguardem na próxima semana 4 atitudes que, de acordo com o mesmo artigo, fazem a diferença qualquer que seja o seu objetivo. Bjs e pensem com muito carinho na proposta da nutri que sempre procura opções para suavizar a nossa luta.

PS: Agradeço muito ao meu querido paciente Tiago Raimundo por me emprestar a revista. Super beijo e tenha certeza que sua colaboração é de suma importância.