quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alimentos da Época: Maio


Dica: Cuide bem do seu coração


 (Fonte: Diário de São Paulo, 26 de abril de 2014)

Dia 26 de abril comemorou-se o dia Mundial de Prevenção e Combate a Hipertensão. Infelizmente não temos muito a comemorar se levarmos em conta que 24,3% da população brasileira têm hipertensão arterial, com maior prevalência nas mulheres 26,9%), que nos homens (21,3%). Esses dados além de alarmantes são preocupantes, pois a hipertensão é responsável por 31% das mortes causadas por derrame e infarto, além de levar ao quadro de insuficiência renal e impotência sexual. Pesquisas mostram que quem é hipertenso e não faz adequado controle, pode ter redução de 16 anos e 6 meses na expectativa de vida.    
Dentre os fatores de risco que levam ao quadro de hipertensão, apenas 1 pode ser classificado como não modificável (hereditariedade), os outros por nossa sorte e boa vontade, são considerados modificáveis (estresse, obesidade, excesso de sal e má alimentação).
Mas o que realmente preocupa é realidade brasileira, onde a população consome de 3 a 4 vezes a mais o recomendado de sódio pela Organização Mundial da Saúde (2 gramas ao dia); associado à epidemia de obesidade, principalmente a infantil, onde se observou um crescimento de 150% de jovens com excesso de peso no Brasil.    
Precisamos nos conscientizar que a mudança desse trágico quadro é de nossa inteira responsabilidade.  Vamos nos unir ao combate do inimigo, garantindo para nós e familiares uma alimentação equilibrada, evitando ao máximo industrializados, gordura, açúcar e sal em excesso. 
Dicas de como evitar a hipertensão arterial: Atividade física, Controle de Peso, Redução de sal e Alimentação equilibrada.

Ótimo feriado e final de semana. Bjs e até a próxima semana com orientações valiosas.  


Espaguete Integral ao Escabeche à moda grega - Receita elaborada pelo Chef de cozinha: Pedro Augusto Roque.
 

Molho
1 berinjela

4 tomates (cubos)
1 cebola (fatias finas)
5 dentes de alho (laminados)
1 pimentão vermelho
Orégano, Salsinha,Tomilho à gosto.

Despejar o molho sobre a massa pronta de espaguete integral, e ralar noz-moscada.
Agradecemos muito a colaboração do Chef de cozinha, Pedro Augusto Roque.

Torta Integral de liquidificador

Ingredientes

Massa:
¾ xícara (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de óleo vegetal (mais um pouco para untar)
2 ovos pequenos ou 1 ovo grande
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral

Recheio:

1 alho poro (só a parte branca)
1 erva doce 
1 salsão
200g queijo tipo cotagge
1 colher (chá) rasa de sal

Modo de preparo

Massa: No liquidificador, coloque todos os ingredientes da massa, com exceção da farinha e bata. Em uma tigela, acrescente a farinha aos poucos, mexendo, até homogeneizar.
Recheio: Corte as verduras em rodelas e misture com o queijo, salgue ao fim da mistura.
Montagem: Unte uma assadeira retangular com o óleo e polvilhe com farinha. Coloque metade da massa na assadeira untada. Em seguida, distribua o recheio e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio até dourar (45 min). Sirva já fatiada.
Site: RG Nutri na Cozinha.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dica de semana: uso indiscriminado de suplementos alimentares

            Achei muito interessante essa reportagem da revista Veja orientando sobre o indiscriminado uso de suplementos.  A busca constante por um corpo ideal tem levado as pessoas à compra de produtos facilmente adquiridos em academias ou drogarias, que podem levar a sérios problemas de saúde.  Tento orientar muito bem as pessoas, mas infelizmente o número de usuários que procuram orientação do profissional de nutrição para avaliar a necessidade de suplementação, é muito baixo. Gostaria que lessem com muita atenção a reportagem. Estamos enviando produtos indicados para praticante de academia ou atletas proibidos recentemente pela Anvisa. Gostaria de solicitar aos pais que ficassem mais atentos em relação à suplementação alimentar de seus filhos.
             Abraços e ótimo final de semana, sempre lembrando que o principal não é a busca por um corpo ideal, e sim a de uma alimentação saudável, que garanta todos os nutrientes necessários de acordo com as necessidades de cada um.
Reportagem revista Veja
            Vendidos com o objetivo de complementar a dieta, os suplementos alimentares podem oferecer um risco oculto aos praticantes de esporte. Quem faz o alerta é o educador físico Jocelito Martins, oficial de controle antidoping da Agência Mundial Antidoping (Wada). Segundo ele, ao consumir o suplemento, o atleta pode ingerir, sem saber, substâncias como sibutramina (utilizada para emagrecimento), furosemida (que tem efeito diurético) e hormônios anabolizantes. O uso desses aditivos não é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, eles estão presentes em pelo menos um terço dos suplementos importados e entre 25% e 50% dos nacionais.
            Os suplementos são encontrados sem dificuldade pelos atletas: na internet, em lojas especializadas, nas academias e inclusive em supermercados. O problema, segundo Martins, é que o rótulo não avisa sobre as outras substâncias contidas na fórmula. “Em alguns casos, ocorre à contaminação intencional para que tenha o efeito desejado. Os atletas precisam ficar atentos porque isso nunca está descrito no rótulo. No Brasil, a Anvisa regula, mas só age sob denúncia”, diz Martins.
            A recomendação do especialista é que os atletas fiquem atentos à procedência dos suplementos. Além disso, é preciso desconfiar da composição declarada em rótulos e bulas e de preparações farmacêuticas manipuladas para esse objetivo.
Efeitos para a saúde O uso consciente ou inconsciente de substâncias como hormônios, sibutramina e anfetaminas é desaconselhado pelos médicos por conta de seus efeitos prejudiciais à saúde. Em geral, a ânsia por resultados rápidos de ganho de massa muscular e a necessidade de superar os próprios limites, aumentando o próprio desempenho, fazem com que os esportistas não pensem nos resultados em longo prazo.
            “O excesso de hormônio como a testosterona, por exemplo, pode diminuir a capacidade de ereção, causar espinhas, provocar crescimento de pelos pelo corpo - fatos que podem trazer reflexos para o resto da vida”, diz o endocrinologista José Egídio Oliveira.


Helena Schimidt, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, chama a atenção para o uso do hormônio do crescimento, mais utilizado por pessoas de alto poder aquisitivo, por conta do alto preço. “Esse hormônio aumenta a massa muscular e a força – exatamente o que as pessoas buscam quando fazem musculação. As pessoas que usam esse medicamento podem desenvolver a acromegalia, doença existente em pessoas que secretam o hormônio do crescimento excessivamente”, avisa. Nesse caso, as mãos, os pés, o queixo e a testa crescem de uma forma anormal. Além disso, aumentam as chances de doenças cardiovasculares – problema comum em quem utiliza outros tipos de aditivos, como a sibutramina.
            A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o país, de quatro suplementos alimentares voltados para atletas. Três dos produtos punidos são fabricados pela Maximum Human Perfomance (MHP):  Isofast-MHP (proteína), Alert 8-Hour-MHP (termogênico) e Probolic-SR-MHP (proteína).

            O suplemento Isofast-MHP foi suspenso "por apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 18, de 27 de abril de 2010". O Alert 8-Hour-MHP foi proibido "por conter taurina em sua composição" — segundo a Anvisa, a taurina é permitida em bebidas energéticas, mas proibida em alimentos para atletas. Já a suspensão do Probolic-SR-MHP se deu "por não haver comprovação de segurança de uso do produto"

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dica de Páscoa


Aproveitando a data, achei que seria muito interessante das algumas dicas sobre o consumo do chocolate amargo, porém que fique bem claro é amargo mesmo, com pelo menos 60% de cacau, embora os benefícios mostrados por pesquisas clínicas sejam com 85% de cacau ou mais.
            O cacau possui flavonóides com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Devido a essas propriedades, estudos apontam seu consumo como mais um aliado na prevenção das doenças cardiovasculares. Além dessas propriedades, relaciona-se seu consumo na melhora cognitiva em idosos e nas desordens neurológicas, como a doença de Alzheimer. Porém é preciso ficar atento, pois os benefícios são demonstrados em chocolates com 85% de cacau em quantidades moderadas (25g ao dia), pois mesmo sendo amargo, em quantidades maiores ele leva ao ganho de peso. 
            Logo na hora de escolher qual ovo levar, prefira com alto teor de cacau, pouco açúcar e gordura.  Em relação às calorias, todos são calóricos, prefira os mais simples com menos recheios, e lembre-se que mesmo sendo amargo, será necessário ter moderação no consumo.


Veja abaixo as calorias as calorias em 100g ( 1 ovo pequeno) :
Ao leite: 540 calorias em cada 100 g  
Branco: 550 calorias em cada 100 g  
      Meio amargo: 550 calorias em cada 100 g
        Com castanhas: 530 calorias em cada 100 g
Crocante: 520 calorias em cada 100 g
Dietético: 500 calorias em cada 100 g

Ótima Páscoa com muita paz e com muita moderação não só no chocolate, mas não podemos esquecer a paçoquinha famosa em Guará, porém muito, mas muito calórica; e como de diz: nem tudo é perfeito. 




Um ótimo feriado a todos com muita moderação.

Receitas Saudáveis para o Feriado

Sopa de tomate frozen com camarões e aipo

porção 6 pessoas.
Sopa de tomate
1 dente de alho fatiado
500 gramas de tomate bem maduros
½ pimentão verde em cubos
½ pepino em cubos
1 colher de cebola picada
1 colher de tomate concentrado
1 colher de salsa picada
1 colher de pimenta dedo de moça picada
1 gotinha de vinagre de vinho branco
Sal
Cortar tudo em cubinhos, colocar tudo num bowl (saladeira) e misturar tudo. Marinar assim na geladeira por 4 horas. Bater tudo no liquidificador e congelar.
Camarões
8 camarões Vg (tipo grande de camarão) descascados
Sal
1 colher de azeite extra virgem
Cortar os camarões em cubos, temperar e puxar rapidamente no azeite. Guardar.
Toque final
6 talos de aipo
2 colheres de azeite extra virgem
Cortar os talos de aipo em cubinhos bem pequenos. Guardar as folhas amarelas. Com ajuda de uma colher de sopa, raspar a sopa de tomate congelada e colocar dentro  de um copo de Dry Martini. Dispor os camarões em cima. Finalizar com aipo em cubinhos e folha de aipo. Regar de azeite.

Vermelho ao forno, molho caipirinha
porção 4 pessoas

Vermelho
1 vermelho inteiro, limpo e com escamas
4 dentes de alho descascados
Tomilho, alecrim e louro fresco.
Sal e pimenta do moinho
Temperar o interior do peixe com sal e pimenta. Encher com o alho e as ervas. Colocar num tabuleiro untado de azeite. Assar 20 minutos no forno a 180 graus.
Molho caipirinha
3 limões
4 dentes de alho picado
1 cebola roxa fatiada
4 tomates cerejas cortados em 4 partes
1 colher de café de pimenta dedo de moça
Sal
Folhas de manjericão
350ml de azeite extra virgem
Cortar os limões em 6 retirando bem a parte branca do meio que é amarga. Juntar o alho e amassar bem com o pilão. Acrescentar a cebola roxa, os tomates, dedo de moça, sal, manjericão e misturar bem. Juntar o azeite bem devagar. Misturando com colher. Peneirar.
Toque final
Retirar a pele do vermelho na frente dos convidados dispor os filés de vermelho no prato. Regar de molho de caipirinha. Servir arroz integral junto.

Espeto de frango exótico
porção 4 pessoas

Azeite de especiarias
Prepare no mínimo 3 litros e guardar.
50 gramas de curry em pó
200 gramas de cominho em pó
40 gramas de coentro em grão
1 colher de açafrão
60 gramas de gengibre em pó
8 dentes de alho picado
10 gramas de pimenta malagueta
40 gramas de sal
3 litros de azeite extra virgem
Puxar todas as especiarias em 100ml de azeite. Colocar o resto do azeite e esquentar a 60 graus. Colocar em garrafa fechada hermeticamente durante no mínimo dez dias antes de usar.
Frango
1 frango caipira
400ml de azeite de especiarias
1 tomilho e alecrim picados
Sal à gosto
Retirar o peito e coxas do frango. Retirar a pele e cortar em cubos grandes. Temperar com sal e ervas picadas. Mergulhar no azeite de especiarias e deixar marinando coberto na geladeira durante 3 horas.
Os legumes
8 quiabos inteiros
3 dentes de alho picado
8 mini cebolas
2 berinjelas pequenas
2 abobrinhas pequenas
8 cogumelos de Paris pequenos
100ml de azeite extra virgem
100 gramas de manteiga
Sal e pimenta do moinho a gosto
Puxar no azeite bem quente os quiabos. Temperar com alho, sal e pimenta. Descascar as mini cebolas e caramelizar na manteiga. Temperar e tampar. Deixar cozinhar assim durante 10 minutos a fogo baixo. Cortar as berinjelas em rodelas largas e puxar rapidamente no azeite. Temperar. Cortar as abobrinhas em cubos grandes e puxar no azeite. Temperar. Puxar rapidamente os cogumelos na manteiga. Temperar.
As frutas
1 banana em rodelas largas
2 rodelas de abacaxi cortadas em cubos grandes
8 fatias de carambola
4 figos secos cortados em dois
Espeto
Montar os espetos alternando frango, legumes e frutas. Grelhar na churrasqueira ou frigideira. Servir assim.

Ceviche de pargo ao maracujá
porção 4 pessoas

Ingredientes da Marinada
Suco de 1 limão
Suco de 2 maracujás
1 colher de gengibre ralado
1 colher de capim limão picado
1 dente de alho picado
1 cebola roxa fatiada
1 pimenta dedo de moça picada
1 coentro picado
2 colheres de azeite extra virgem
Sal à gosto
Colocar acebola na água com gelo por 10 minutos. Esperar secar e misturar com todos os ingredientes.
Ceviche
700 gramas de pargo bem fresco
Sal à gosto
Cortar o pargo em cubinhos. Temperar ligeiramente com sal. Colocar na marinada 15 minutos antes de comer. Guardar na geladeira.

Para servir
150 gramas de milho em conserva ou fresco
Misturar o ceviche com milho. Dispor em um copo ou taça com bastante caldo. Servir com torradas.

Receitas por: Claude Troisgros 

Torta Vegana de Legumes
Você vai precisar de:
Uma forma redonda de fundo removível
Ingredientes Massa:
3 ½ xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento químico
1 colher de chá de sal
2 xícaras de água
2/3 xícara de óleo de canola
Ingredientes Recheio:
1 abobrinha média
1 berinjela pequena
1 tomate grande
1 cenoura média
1 cebola pequena refogada
1 punhado de espinafre
azeite de oliva
sal
pimenta
Modo de Preparo da Massa:
Unte levemente a forma.
Misture os ingredientes secos em uma vasilha.
Adicione a água e o óleo e misture bem.
Coloque metade da massa na base da forma e reserve o restante.
Modo de Preparo do Recheio:
Pré-aqueça o forno em 180ºC.
Pique cada legume separadamente e reserve.
Refogue a cebola. Junte a cebola com a cenoura picada e adicione uma pitada de sal e de pimenta. Misture e reserve.
Coloque um legume de cada vez, concentrando no centro da forma.
Primeiro coloque a abobrinha, depois a berinjela, o tomate, a cenoura e por fim o espinafre.
Coloque o restante da massa sobre o recheio, preenchendo todos os espaços.
Leve ao forno por 80 minutos ou até a cobertura ficar dourada.
Atenção – devemos assar a torta em forno baixo para ter certeza de que todos os ingredientes vão estar cozidos quando a massa estiver no ponto.
http://panelavegana.wordpress.com/

Bolo Integral de Cacau com Pistache

Ingredientes:
2 ovos
2 xícaras chá de água morna
½ xícara chá de mel mais 1 colher de sopa para pincelar
½ xícara chá de óleo vegetal mais um pouco para untar
1 xícara chá de farinha de trigo integral mais um pouco para untar
1 xícara chá de farinha de trigo
½ xícara chá de cacau em pó
1 colher sopa de fermento químico em pó
1 xícara chá pistache picado
2 maçãs pequenas picadas em cubos pequenos
Palitos de dente
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 180° C. Em um recipiente, coloque os ovos, a água, o mel e o óleo; misture bem.
Peneire as farinhas e o cacau e adicione-os à mistura. Adicione por ultimo o fermento e o pistache.
Unte uma forma pequena com óleo e polvilhe farinha, despeje a massa e asse de 30 a 40 minutos em fogo médio, ou até dourar.
Aguarde esfriar, pincele o mel e corte o bolo em cubos pequenos. Em cada palito, espete 1 cubo de maçã e um cubo de bolo. Sirva.
Receita por: Site RGNutri Na Cozinha.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

8 de abril: Dia mundial de combate ao câncer

Embora o câncer não seja a doença que mais mata no Brasil, o numero de óbitos em decorrência, vem aumentado a cada ano.  O câncer e responsável por 17% das mortes no Brasil. Em primeiro lugar estão às doenças cardiovasculares, como enfarte e AVC que englobam 31% dos óbitos. Em relação às doenças cardiovasculares já comentamos bastante a importância da mudança de estilo de vida levando a redução de aproximadamente 90% de mortes.
            Mas e o câncer, será que a mudança de estilo de vida seria importante?  

            Com certeza!!!!!!  De acordo com o Ministério da Saúde, apenas com alimentação adequada evitar-se-ia 30% a 40% de mortes. E se associássemos a alimentação saudável, atividade física e cessação do tabagismo? Com certeza esse percentual se elevaria e muito.
            Gostaria muito que refletissem sobre esse assunto e os benefícios que você e toda a sua família teriam apenas com a adoção de hábitos de vida adequada.
            Ótimo final de semana com a proposta de nos unirmos na luta contra o câncer, que é um sofrimento sem tamanho para o portador e familiares.  Abraços