quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dica da Semana: Higienização Correta dos Alimentos

          
Durante todos esses prazerosos anos atuando na área de nutrição, o convívio com as pessoas que me procuram em busca de qualidade de vida melhor, é extremamente importante e estimulante, pois sempre me faz pensar onde posso atuar, buscando sempre atender aos anseios daqueles que confiam em meu trabalho. No dia a dia, foca-se muito na mudança de hábito alimentar, esquecendo muitas vezes de que ela não consiste apenas em aprender a se alimentar melhor e sim de um conjunto de ações extremamente importantes, dentre elas, a correta higienização dos alimentos. Gostaria que lessem com muita atenção as orientações da ANVISA (quadro abaixo), onde se explica detalhadamente a higienização de frutas e legumes, que são extremamente importantes para nossa saúde e de toda família.



Ótimo final de semana e até a próxima semana com mais dicas, e para os que nos acompanham, sintam-se a vontade de sugerir algum assunto de nutrição que tenha interesse.  

quinta-feira, 22 de maio de 2014

DICA: VOCÊ SABE QUANTO ESTÁ CONSUMINDO DE AÇÚCAR???????????????

A epidemia de obesidade está diretamente relacionada a estilo de vida inadequado. Dentre os grandes responsáveis, com certeza o açúcar possui grande parcela de culpa.  Até março de 2014 a Organização Mundial da Saúde preconizava consumo de 50 gramas de açúcar ao dia, mas em função do aumento alarmante do excesso de peso no mundo, a recomendação atual é de 25 gramas ao dia, o que equivale a 6 colheres rasas de chá.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) constatou que o brasileiro consome 150 gramas a dia de açúcar, sendo que a média mundial é de 57 gramas. Podemos ver que além de consumirmos 3 vezes mais sódio que o recomendado, como já discutido nesse nosso espaço, está se consumindo 6 vezes mais açúcar. Podemos concluir que nos encontramos em estado coletivo de suicídio.
Gostaria que ficassem atentos a esses dados, e que como o sódio, o consumo excessivo de açúcar se dá em função da grande quantidade de açúcar presente nos produtos industrializados.

Pesquisa realizada pelo Proteste em 2013, mostrou a quantidade de açúcar em alguns alimentos:
clique na imagem para aumentar

Gostaria também que assistissem, com muita atenção, o vídeo enviado pelo meu paciente Pedro Rubens sobre a quantidade de açúcar nos refrigerantes.
Beijos, ótimo final de semana com o pedido que redobrem a atenção em relação a qualidade dos produtos no momento da compra. 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dica da semana: Você sabe o que está comendo?


Procuro sempre priorizar em minhas consultas uma horinha para orientar meus queridos pacientes na correta leitura de rótulos nutricionais.
Sabendo que realmente essa tarefa não e fácil, pela dificuldade de entendimento, pensei em como seria importante compartilhar com vocês a importância de sabermos o que estamos comendo.
A falta de conhecimento nos leva a escolhas incorretas, muitas vezes pagamos até mais caro por produtos que não vendem o que prometem.
Ao analisar a qualidade alimentar de um produto, além de verificarmos condições de embalagem e data de validade, precisamos não focar apenas nas calorias, e ficarmos bem mais atentos à composição nutricional do produto.
Precisamos ter máxima atenção às quantidades de gordura saturada, trans e sódio, sempre lembrando que esses nutrientes devem estar em quantidades mínimas nos produtos que consumimos.
Para que fiquem muito bem orientados e atentos na hora das compras, estamos enviando dois manuais de rotulagem elaborados pela ANVISA (clique aqui e aqui): um explicando com detalhes e outro resumido para consultarmos, caso tenhamos duvidas, na hora da compra.
Peço a todos que percam uns minutinhos e leiam com muita atenção  essas valiosas informações, que com certeza, nos ajudarão garantindo a nossa família alimentos mais saudáveis e prevenindo doenças como obesidade, hipertensão, colesterol, hipertrigliceridemia e câncer.

Excelente final de semana com ótimas compras. Beijos e até a semana que vem com nossas super dicas



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dica do dia das mães: Obesidade infantil assusta pais e faz SUS atender 800 por mês

Gostaria que a dica escolhida, de propósito, para esse dia tão importante, fosse um alerta para todas as mães, e que juntas, consigamos reverter números alarmantes em relação à obesidade infantil. 
Pesquisas mostram que uma em cada 4 crianças na cidade de São Paulo é obesa.  Nos últimos 20 anos o numero de jovens com peso excessivo aumentou 150%.
De quem é a culpa?????  Ficar a espera de soluções, sonhar com prateleiras de supermercados cheias de produtos saudáveis, provavelmente nos levará a anos de espera. Temos que ser imediatistas, fazer a nossa parte e tentarmos mudar essa triste realidade. Nessa luta deposito toda minha confiança e esperança nelas: nossas amadas e queridas mamães. 
Talvez chegou à hora de pararmos para pensar que dentro da realidade de hoje em que nossas crianças estão sobrecarregadas e que as cobranças são enormes, precisamos refletir se a alimentação não está ficando de lado levando a conseqüência graves para a saúde dessa população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa epidemia de excesso de peso ocasionará redução na expectativa de vida de 5 a 20 anos. Por outro lado o Ministério da Saúde, alerta que as mulheres, devido ao acúmulo de funções associado a hábitos alimentares inadequados, excesso de peso, inatividade física, pílula anticoncepcional e cigarro, estão sendo vítimas de doenças cardiovasculares com maior frequência. 

Então com tantas evidencias, estamos esperando o que para garantirmos futuro saudável para os nossos filhos e para nós?

Vamos combinar de ficar mais atentos a alimentação de nossa família, ter mais cuidado com o que oferecemos aos nossos filhos procurando sempre ter em casa frutas, verduras, legumes, grãos, produtos integrais, cereais e evitar alimentos industrializados.

Desejo a todas minhas queridas amigas e pacientes um dia das mães cheio de felicidade com a certeza de poder contar com vocês nessa batalha, onde já se tem um grande noticia: Alimentação saudável vira matéria em escola.





- Abaixo, receitas saborosas e saudáveis. Espero que gostem e desejamos a todos um feliz dia das mães com muita saúde e paz .
 

-

Salada de Folhas verdes com maçã e Crisps de Pão Sírio      

Ingredientes: 1 fatia grande de pão sírio, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (café) de sal grosso, alecrim fresco a gosto, 1 pé de alface roxa, 1/2 maço de rúcula, 1/2 pacote de tomate cereja e 1 maçã verde.

Modo de preparo: Prepare os crisps de pão sírio cortando as fatias de pão em quadrados. Em uma assadeira, disponha o pão, tempere com o azeite, o sal e o alecrim. Leve ao forno médio por 30-40 minutos, até que esteja crocante. Reserve. Higienize e seque bem as folhas, os tomates e a maçã. Coloque em um bowl ou saladeira as folhas rasgadas, os tomates cortados ao meio e a maçã cortada em lâminas finas. No momento de servir, acrescente os crisps de pão sírio.
Tomate Recheado      
Ingredientes: tomates firmes, 250g de queijo cottage, 1 colher (sopa) de azeite,  cheiro verde picado a gosto, sal a gosto e  1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.
Modo de preparo: Corte a tampa dos tomates e retire delicadamente as sementes. Em um recipiente, tempere o cottage com azeite, cheiro verde e sal. Recheie os tomates, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até dourar. Sirva.

Arroz integral com maçã-verde e cúrcuma     

Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz integral, 1 maçã verde média, suco de 1/2 limão, 1/2 xícara (chá) de alho poro, 2 colheres (chá) de óleo vegetal , 1 colher (café) de sal, 1 colher (chá) de cúrcuma e Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Leve o arroz ao fogo médio e o cozinhe separadamente. Depois de pronto, reserve. Descasque a maçã, corte ao meio, retire o miolo e corte as metades em fatias finas. Transfira para uma tigela e regue com o suco de limão. Misture bem para as fatias de maçã não escurecerem. Em uma tábua, corte o alho poró em fatias bem finas. Em uma frigideira, aqueça o óleo vegetal, coloque o alho poró e refogue por cinco minutos. Junte a maçã e mexa bem. Tempere com sal, a cúrcuma e pimenta. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a maçã fique macia. Acrescente o arroz à frigideira e misture bem. Sirva.

Omelete de Berinjela       
Ingredientes: berinjela pequena cortada em fatias de 0,5 cm,sal a gosto, 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal ,pimenta-do-reino a gosto, 3 ovos (1 gema e 3 claras), 1 colher (café) de sal, 1 dente de alho amassado,1 colher,(sobremesa) de óleo vegetal,2 unidades (200g) de tomates pelados,folhas de manjericão picadas, Sal e pimenta-do-reino a gosto, 100g de queijo branco picado em cubos e folhas de manjericão para decorar.

Modo de preparo: Salgue a berinjela e deixe escorrer por alguns minutos. Grelhe em frigideira antiaderente com óleo vegetal. Tempere com pimenta. Reserve. Bata os ovos e o sal com um garfo ou um fuet. Em uma frigideira antiaderente, faça quatro omeletes finas e reserve. Doure o dente de alho no óleo vegetal. Acrescente os tomates picados e cozinhe em fogo alto por 15 minutos. Antes de desligar o fogo, retire o alho, adicione as folhas de manjericão, sal e pimenta. Em uma fôrma refratária, coloque, nesta ordem, uma omelete e alterne camadas de berinjela, de molho e queijo branco, até terminarem os ingredientes. Asse em forno quente pré-aquecido (180ºC) por 25 a 30 minutos. Decore com folhas de manjericão. Sirva.

Badejo com molho de manga     

Ingredientes:4 postas (120g cada) de badejo, sal e pimenta branca em pó, 2 colheres (sopa) de óleo vegetal , 1/2 xícara (chá) (125ml) de vinho branco seco,2 mangas sem casca e sem caroço batidas no liquidificador (acrescentar água até formar um purê) , 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (chá) de açúcar ou adoçante (Sucralose ou Stévia)Sal e pimenta a gosto, 1 xícara (chá) de hortelã fresca e 1 colher (chá) de semente de erva doce.

Modo de preparo: Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque-o numa assadeira untada com óleo vegetal. Regue com o vinho branco e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. OU: Tempere o peixe com sal e pimenta e, em uma frigideira untada com óleo vegetal, salteie-os até perderem a coloração rosada. Retire os filés e leve-os ao forno pré-aquecido em uma forma untada com óleo vegetal, para que terminem de cozinhar. Em uma frigideira, leve o suco de manga para ferver, acrescente o azeite, o açúcar ou adoçante, o sal, a pimenta, a hortelã e as sementes. Cozinhe um pouco para acentuar os aromas. Coloque o peixe no prato, coe o molho e sirva por cima do peixe.


Salada de frutas com creme de iogurte e limão siciliano     

Ingredientes:2 limões sicilianos, 2 colheres (sobremesa) de açúcar ou adoçante (Sucralose ou Stévia)
1/2 mamão papaia picado em cubos, 2 fatias de abacaxi cortadas em cubos, 1 banana nanica cortada em cubos, 20 uvas cortadas ao meio e sem sementes, 1 pote (200ml) de iogurte desnatado, 1 colher (café) de raspas de limão siciliano e  1 colher (café) de essência de baunilha.

Modo de preparo: Corte os limões ao meio e retire o suco sem amassar as cascas. Reserve. Retire os “bagaços” das metades dos limões e faça um corte em sua extremidade para criar um apoio (os limões serão utilizados como as taças para a sobremesa). Reserve. Em uma tigela, coloque metade do suco de limão, uma das colheres de açúcar/adoçante e as frutas picadas. Misture e reserve. Em outro recipiente, coloque o iogurte, o restante do açúcar/adoçante, o restante do suco, as raspas de limão e a essência de baunilha. Reserve. Monte a sobremesa, colocando dentro de cada metade dos limões, de três a quatro colheres de salada de frutas e cobrindo com uma ou duas colheres de sopa do creme de iogurte com limão. Sirva.

Limonada Mojito       

Ingredientes:1 colher (sopa) de hortelã, 250ml de água com gás, suco de 1/2 limão , 1 colher (sobremesa) de açúcar ou adoçante (Sucralose ou Stévia), 3 cubos de gelo e 1 folhinha de hortelã para decorar .

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes, exceto o gelo no liquidificador. Coloque o suco um copo e adicione algumas pedras de gelo e a folhinha de hortelã. Sirva.




Fonte: http://www.rgnutrinacozinha.com.br