quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dica da semana: Fim de copa do mundo, férias.... E a vida continua

Fim de férias, copa do mundo, com vitórias ou derrotas... A vida continua. Geralmente nas férias deixamos de lado horários, atividade física e outras obrigações, atitudes essas que são válidas, mas sempre com bom sendo, para que o pós férias não seja muito dramático.  Se formos contar final de semana, férias e feriados, passamos muitos dias do ano em festa. Temos que ter consciência que devemos e merecemos descansar, porém não podemos deixar de lado condutas que nos levem à tão sonhada e procurada qualidade de vida. Aprendam a ter limites, para que possam sempre desfrutar com saúde e sem restrições esses dias de tão merecido descanso.
Mas independente de como foi às férias de cada um, na segunda retomamos a nossa rotina, sendo muito importante que isso aconteça de forma prazerosa.
Vamos organizar nosso lar, nossa geladeira e despensa, com muitos alimentos saudáveis, para garantirmos alimentação e saúde para nós e toda nossa família.
OBS: Para quem as férias vieram acompanhadas de uns quilinhos extras, não tenha receio de retomar o tratamento, com determinação e força de vontade, rapidinho encontramos uma solução.
Junto com a dica estamos enviando umas receitinhas para o final de semana. Espero que gostem sempre lembrando da palavrinha mágica: MODERAÇÃO. 



Ótimo retorno para todos e espero que nesse segundo semestre tenhamos muita paz, saúde e alegrias, Beijos da nutricionista.




Patê de frango

Ingredientes
100 g de frango desfiado
2 colheres de sopa de requeijão light, ricota ou queijo cottage
2 colheres de sopa de cenoura ralada
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se quiser, use queijo no lugar do requeijão. Sirva com torrada integral.

Rocambole de batata doce
Ingredientes
100 g de batata doce
50 ml de leite desnatado
50 g de ricota
100 g de frango
2 colheres de sopa de pimentão cortado
2 colheres de sopa de tomate cortado
Modo de preparo
Bata a batata doce com 50 ml de leite desnatado ou água para formar a massa. Recheie com ricota, frango, pimentão e tomate. Coloque no papel alumínio para formar o rocambole. Tire do papel e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Berinjela recheada
Ingredientes
100 g de patinho moído
2 colheres de sopa de requeijão light, ricota ou queijo cottage

Modo de preparo
Prepare a carne moída refogada na cebola e alho. Depois de pronta, misture com requeijão, ricota ou queijo. Corte a berinjela e recheie com a carne moída e o requeijão, ricota ou queijo.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Receitas com as cores do Brasil

Oi pessoal tudo certo? A semana anterior a dica sobre  a diversidade de alimentos com as cores de Brasil, o valor nutricional e a importância para nossa saúde de cada um deles. Esta semana, estamos enviando receitas com esses  poderosos alimentos. Tenho certeza que vão gostar. Bom final de semana para todos torcendo para que a nossa seleção seja tao  poderosa como esses alimentos. Abraços fraternos para todos e até a próxima semana com mais receitas com as cores do nosso Brasil. 
Salada de abobrinha com Ricota

3 abobrinhas verdes
2 abobrinhas amarelas
azeite
um punhado de hortelã
40g de ricota
Sal e pimenta
Molho:
2 colheres (sopa) de azeite
raspas e suco de 1 limão
Modo de preparo: Fatie as abobrinhas no sentido do comprimento em tiras compridas e finas. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta.  Aqueça a chapa de ferro com ranhuras em fogo forte e grelhe as abobrinhas  aos poucos até ficarem com as marcas da chapa dos dois lados. Coloque em uma saladeira grande.
Faça o molho: Como batedor manual, misture o azeite com as raspas e o suco de limão. Tempere a gosto com sal e pimenta.  Pique a hortelã grosseiramente, reservando algumas folhas para enfeitar. Misture  abobrinha, ricota, hortelã e o molho com cuidado. Ponha numa assadeira grande, decore com as folhas de hortelã restantes e sirva.

Vagens com Amêndoas
1 colher (chá) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 cebola roxa pequena bem picada
3 colheres (sopa) de azeite
500g de vagens
2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
Modo de preparo: misture a mostarda e o vinagre em uma tigela. Adicione a cebola, deixe por 10 minutos, junte o azeite e misture. Limpe a vagem e cozinha ao ponto, misture com o molho e sirva em uma saladeira com as amêndoas por cima.

Salada de abacate com laranja
4 laranjas grandes e suculentas
1 abacate pequeno maduro
2 colheres (chá) de bagas de cardamomo
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de mel claro
Uma pitada de pimenta-da-jamaica
2 colheres (chá) de suco de limão
sal e pimenta
ramos de agrião para enfeitar
Modo de preparo: descasque as laranjas. Trabalhe sobre uma vasilha para recolher o suco, corte entre as membranas para retirar os gomos. Fatie a polpa do abacate e misture-a com cuidado aos gomos de laranja. Coloque em pratinhos individuais.
Reserve uma baga de cardamomo inteira para enfeitar. Amasse o restante com um pilão para extrair as sementes, retire as cascas e quebre as sementes no pilão.
Misture as sementes com o azeite, o mel, a pimenta -da-jamaica e o suco de limão. Tempere a gosto com sal e pimenta e junte com o suco de laranja reservado. Enfeite a salada com ramos de agrião e a baga de cardamomo reservada. Regue com o molho e sirva.

Damasco com pistache

Ingredientes
10 damascos secos; 100g de creme de ricota; 50g de pistache triturado; azeite e sal.

Modo de preparo
Hidrate o damasco: ferva um pouco de água e coloque os damascos dentro por um minuto. Para o recheio, tempere o creme de ricota com sal e azeite a gosto. Corte os damascos ao meio, sem desgrudar as duas partes, e recheie até que o creme de ricota transbordar. Mergulhe na farofa de pistache.

Abobrinha verde e amarela 
Ingredientes

Abobrinha; ricota fresca; azeite e sal (a gosto).

Modo de preparo
Corte a abobrinha no comprimento, retire o miolo e reserve. Lave o espinafre, ferva a água e coloque o espinafre por 1 min. Retire, escorra e pique bem. Faça um creme misturando-o com a ricota fresca triturada, azeite e sal. Recheie as abobrinhas e leve ao forno numa assadeira envolvida no papel alumínio por 20 minutos ou até que fique macia. Pode-se acrescentar damasco picado ao recheio.

Sanduíche natural verde e amarelo

Ingredientes 
Pasta Verde
Meia xícara (chá) de espinafre cozido e espremido; 3 colheres (sopa) de maionese light; 1 colheres (sopa) linhaça triturada; sal a gosto.

Ingredientes

Pasta Amarela
1 cenoura cozida; 3 colheres de maionese light; 1 colher(chá) de mostarda; sal a gosto.
Modo de preparo
Colocar todos os ingredientes da pasta verde no processador, bater bem e reservar. Faça o mesmo processo com os ingredientes da pasta amarela. Para cada sanduíche, use 4 fatias de pão de forma light. Monte-os alternando os recheios e corte em diagonal formando 2 triângulos.