quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dica da Semana: A importância do Nutricionista


 Dica Importante: Garantia de vida saudável????  Procure o nutricionista
O nutricionista tem papel fundamental na qualidade de vida e bem-estar das pessoas e do planeta.  É um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica, que está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais, para a promoção, manutenção, recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais.  “Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve ser pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural do país”.
Para se ter idéia da importância da profissão,  segundo o Ministério da Saúde a  alimentação saudável reduz em aproximadamente em 90% a prevalência de excesso de peso , e  doenças relacionadas ao mesmo, como hipertensão, diabete tipo 2, entre outras.  Previne também 75% de mortes por doenças cardiovasculares e pasmem... 40% a 50% de mortes por câncer  (Fonte Ministério da Saúde, 2004)
Logo se conclui que embora se tenha ideia que o nutricionista nos vai tirar o prazer de viver, ou até que procurá-lo seria uma ultima opção, independente dos dados apresentados acima, tenho plena convicção que todos sem exceção deveriam ter acesso a esse profissional na infância, para desde cedo termos consciência da importância dos alimentos em nossa vida.
Parabéns aos nutricionistas pela importância e grandiosidade da profissão, que sejam capazes de exercê-la com muito amor, dedicação e profissionalismo. Nunca esqueçam o nutricionista, que sem dúvida é o profissional mais preparado para atuar na prevenção, garantindo vida saudável para todos. Beijos e ótimo final de semana


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Alimentos da Época: Setembro

Cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. E esses são os alimentos de setembro.

Aguardem a dica amanhã :)