sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dica da semana: Leite - mocinho ou bandido?????

O leite é um alimento que sempre leva a opiniões divergentes por ser fonte de nutrientes fundamentais e favorecer alergias e intolerâncias.  
Para entramos na moda do não a lactose, ou seja, não ao consumo de leite e derivados, e abrirmos mão de um alimento com vários benefícios para a saúde, temos assim como o glúten, verificarmos se realmente temos intolerância à lactose (açúcar do leite) ou alergia a proteína do leite.
Dor abdominal, inchaço, flatulência, diarreia, são sintomas mais comuns em relação à intolerância à lactose.  No caso da alergia a proteína do leite além de dor abdominal e diarreia, observa-se também constipação crônica secundaria, refluxo gastroesofágico, alergia oral e déficit de crescimento em crianças.
No caso da alergia ao leite se faz necessário à exclusão total de leite e derivados, com atenção para reposição de cálcio, vitamina D, vitamina B2 e proteínas. No caso de intolerância, não é necessária a total exclusão de leite e derivados, deve-se incluir esses alimentos de acordo com a tolerância do paciente e optar por produtos com menor teor de lactose como iogurtes, leite fermentado (fermentem e metabolizam a lactose).
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos acabou de constatar que o leite deve ser consumido em todas as idades, por ser fonte abundante de cálcio, potássio e magnésio, além de outros importantes nutrientes, sendo que a restrição só se justifica para os que apresentarem intolerância e alergia ao alimento.
Um copo se leite nos fornece em média 250 mg de cálcio, sendo esse mineral  essencial para a manutenção de um esqueleto forte. A baixa ingestão de cálcio na juventude eleva em cerca de 20% o risco de osteoporose na vida adulta. 
Estudos atuais mostram que seu conteúdo elevado de potássio e magnésio possui efeito vasodilatador, ou seja, favorecem o aumento do fluxo de sangue aos órgãos. Há ainda proteínas que inibem ação de enzimas relacionadas ao aumento da pressão arterial
Restrição ???? Só se necessário, e claro, com diagnóstico medico.

Ótimo final de semana. Bjs da nutri

,

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dica da semana: Glúten é vilão?????


            O que seria esse inimigo mortal de todos? O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia, com função de dar maciez aos alimentos.  
            Será que é o glúten que emagrece ou seriam os produtos que excluímos em função de sua restrição?  Gostaria que pensassem muito sobre esse questionamento. Se analisarmos, quando excluímos o glúten, restringimos alimentos extremamente calóricos como bolos, pães, produtos de padaria, massas e biscoitos, mas por outro lado, deixamos de consumir alimentos de alto valor nutricional, como aveia, cevada e farelo de trigo. Será que estamos certos em excluir alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais com comprovados benefícios para a saúde sem saber cientificamente se realmente é preciso, apenas em função de mais uma dieta da moda? Para adotarmos essa conduta de exclusão temos que saber se há essa necessidade, ou seja, se temos intolerância ou mesmo sensibilidade a essa proteína. Para isso, precisamos realizar exames específicos solicitados pelo médico.
            Entendam que os verdadeiros vilões são os alimentos industrializados, associados a propagandas enganosas, apenas visando lucro, sem realmente estarem preocupados com o bem estar da população. Temos que ter equilíbrio alimentar e optarmos por alimentos in natura. Talvez esse caminho seja o mais difícil, mas com certeza é o definitivo para garantirmos uma vida saudável. Cuidado, moda sempre passa, mas a mudança efetiva de hábitos alimentares não passa, sendo o que temos de mais seguro para garantirmos uma boa qualidade de vida.