sexta-feira, 27 de novembro de 2015

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dica PRO TESTE – Perigo no abuso de aditivos alimentares


Aproveitando a dica  anterior em que a OMS nos amostrou o perigo do consumo de produtos processados, a  Associação PRO TESTE consumidores, nos alerta sobre  o abuso de aditivos alimentares no Brasil, concluindo que alimentos industrializados em nosso pais, são muito mais danosos que os similares Europeus.
Pesquisa Pro Teste verificou que:

Tartrazina, amarelo crepúsculo, glutamato monossódico, butil hidroxianisol e gordura trans são substâncias presentes em alimentos industrializados que você encontra facilmente nos supermercados.

Contudo, sua presença à mesa é totalmente desnecessária, ainda mais quando sabemos que produtos idênticos são produzidos pelo mesmo fabricante em outros locais do mundo sem esses aditivos.

Foi o que descobrimos ao analisar a lista de ingredientes e a tabela nutricional de 12 alimentos industrializados comercializados no Brasil, na Bélgica, em Portugal, na Espanha e na Itália. 

O ponto de partida de nosso estudo foi o relatório Behind the Brands (Por trás das marcas) divulgado em 2013 pela Oxfam (organização britânica de combate à fome). Ele revela que apenas dez multinacionais controlam a produção e o comércio de alimentos no mundo.

Com base nas legislações locais e nos hábitos de consumo dos habitantes, esses fabricantes ajustam suas receitas em cada país. A questão é que o Brasil conta com uma legislação frágil, que ainda permite o uso de alguns aditivos perigosos à saúde.

Mais uma vez reforço que devemos evitar ao máximo os industrializados, ficar muito atento aos rótulos e não consumir produtos coloridos. Vamos ficar na torcida que esses dados possam fazer com que os responsáveis pela qualidade alimentar em nosso país, se comprometam na melhora nutricional desses produtos. Essa conduta com certeza nos garantirá melhor qualidade de vida, evitando as alergias alimentares e essa crescente prevalência de câncer.  Ótimo final de semana com muita atenção as compras. Tarefa da semana: Ser mais criterioso ao fazer suas compras. Abraços, ótimo final de semana e uma semana com muita paz.  

Dica da semana: Bacon, lingüiça, salame e salsicha na lista de alimentos cancerígenos

Não poderia deixar de dividir com vocês essa valiosa informação, onde baseado em estudos científicos, a OMS nos informa que o  consumo de produtos como salsicha, salame,  linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos.
 De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas  ( carne de vaca, porco, cordeiro e carneiro) de um modo geral é fator de risco "provável".
As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.
Com base nesses dados reforço o que sempre falo: se preocupem muito mais com o consumo de alimentos industrializados do que com restrições  imposta por alguns profissionais de saúde ao glúten , lactose ou outros alimentos ou grupo alimentares, que como já explicado se faz necessária apenas a pessoas que apresentam intolerância e/ou alergia alimentar ou consumo proibido por motivo de doença.

Risco de câncer

              “ Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal em razão do consumo de carne processada permanece pequeno, mas esse risco aumenta com a quantidade de carne consumida”, afirmou Kurt Straif, chefe de programa Monographs, do IARC, que avalia riscos para o câncer.
Um estudo de meta-análise -- que avaliou diversos outros estudos-- estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada (1 unidade de salsicha, 1 gomo pequeno de linguiça, 5 fatias pequenas de bacon e 2 fatias de presunto)  aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS).
A carne vermelha - grupo dentro da qual  se encontra  tecido muscular de boi, porco, carneiro, bode e cavalo - foi classificada como um carcinógeno (produto capaz de provocar câncer) "provável" e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.
            " Essas descobertas dão mais suporte às recomendações sanitárias atuais para limitar o consumo de carne", afirmou Christopher Wild, diretor do IARC.
             "Ao mesmo tempo, a carne vermelha tem valor nutricional", afirmou o médico, sugerindo que as novas recomendações não sejam encaradas de maneira alarmista. "Esses resultados, então, são importantes para permitir governos e agências regulatórias internacionais para conduzirem avaliações de risco, de modo a equilibrar riscos e benefícios de comer carne vermelha ou processada e para fornecer as melhores recomendações diárias possíveis."
             "A maior parte das carnes processadas contém carne de porco ou boi, mas também pode conter outras carnes vermelhas, frango, carne de segunda (fígado, por exemplo), ou subprodutos da carne, como o sangue", afirma o artigo.
A classificação mais branda para a carne vermelha é reflexo de "evidências limitadas" de que ela causa câncer. O IARC descobriu ligações principalmente com o câncer de intestino, mas também observou associações com tumores no pâncreas e na próstata.
 E nós o que devemos fazer baseado nessas preciosas informações? Evitar ao máximo esses produtos objetivando benefícios para nossa saúde e de nossos familiares, além de, sempre ler os rótulos e as informações nutricionais dos produtos a venda.


Ótima semana para todos, muito feliz  por  estudos de tão grande impacto  como esse, comprovem o que já sabíamos. Abraços