sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Risco dos Suplementos

Primeiro queria agradecer a todos meus pacientes queridos e aos profissionais de saúde, pela confiança depositada. Espero que tenha conseguido responder as expectativas de cada um e que em 2016 estejamos unidos na busca de uma boa qualidade de vida.
Em nossa última dica de 2015 gostaria de reforçar a importância de se ficar cada vez mais atento ao uso de suplementos. De acordo com reportagem da Veja, um em cada dois brasileiros toma algum tipo de suplemento. O cenário é semelhante ao dos Estados Unidos, país tradicionalmente adepto do hábito.  Ômega 3, cálcio, complexo B, guaraná, Wheyprotein e os multivitamínicos estão entre os mais consumidos, de acordo com  a maior pesquisa já feita sobre o assunto, conduzida por associações ligadas ao mercado de suplementos. O levantamento, divulgado com exclusividade pelo site da VEJA, foi realizado com 1007 brasileiros com mais de 17 anos, de todas as regiões do país. Os especialistas, no entanto , alertam: a suplementação só é indicada quando existe deficiência de nutrientes, que pode estar associada a uma alimentação desequilibrada, anemias ou cirurgia. Caso contrário, o consumo pode fazer mal à saúde, sobrecarregando os rins e o fígado, por exemplo. ( Veja 8 de dezembro de 2015).
Gostaria que pensassem com muito carinho sobre esse assunto que com certeza nos trará em um futuro próximo muito problemas de saúde.
Agradeço a todos pela companhia em 2015 com os votos de um Santo Natal
e 2016 com muitas alegrias, saúde e paz.